Pesquisar este blog

16.8.10

Os Tolos Acreditam em Sorte

Todas as suas ações, nos próximos minutos, causarão um efeito. O universo não funciona sem a existência de causas. Tudo o que acontece, acontece por um motivo, uma razão, uma causa. Todos os resultados são "causados".
Todos acontecem por que, em algum momento no passado, algo se moveu para que tais resultados ocorressem. Alguns bons, alguns neutros e outros ruins. Para todo e qualquer efeito há uma causa, mesmo quando não conseguimos descobrir qual seja essa causa. A conexão entre causa e efeito nem sempre é clara, porque alguns efeitos acontecem muito tempo depois da causa que lhe deu origem, mas ela sempre existe.
Por isso, quando você abandona a crença em sorte e azar, começa a enxergar uma outra dimensão da realidade, totalmente baseada na existência de causa e efeito e no conceito de que existe uma relação, mesmo que oculta e indireta, entre aquilo que cada um de nós faz e aquilo que acontece com cada um de nós.
Definir as coisas boas que ocorrem em sua vida como "sorte", e as coisas ruins como "azar" é muito confortável e tira completamente sua responsabilidade sobre seu destino. Mas há um problema: é uma ilusão perigosa, pois impede que você crie tendências conscientes em sua vida. Ao acreditar que seu destino não está em suas mãos e sim nas mãos da sorte, ou do azar, você pode relaxar demais nas suas escolhas, fazendo as coisas na base do "deixa a vida rolar", ou acreditando que "tudo vai dar certo”. Não é assim que a mecânica das leis físicas do universo funcionam.
Se você come mais calorias do que gasta, a ação de comer em excesso vai provocar um efeito em sua circunferência abdominal e reduzir seu tempo de vida. Se você faz exercícios adequados, sua saúde melhora, sua qualidade de vida aumenta e seu tempo por aqui também.
Você quer o efeito de uma vida mais longa e melhor? Então, atue nas causas. Aceitar que causa e efeito são algo real não é confortável, porque coloca em suas mãos parte da responsabilidade de fazer escolhas conscientes, pensadas e baseadas em seus valores mais profundos, de longo prazo.
Note que não me refiro às grandes decisões: se você bebe refrigerante, e não água, isso vai provocar um efeito em seu corpo, ao longo dos anos. Apenas você sabe como prefere estar, lá na frente.
É importante deixar uma coisa bem clara: não estou dizendo que podemos controlar o futuro. Não podemos. Na verdade, apenas os tolos acreditam que podem controlar a vida que ainda não chegou. Essa impossibilidade de controle do futuro acontece, ironicamente, porque o futuro nunca depende apenas da sua decisão, mas sim da conexão da sua decisão com a decisão de milhares de outras pessoas do planeta. E você não pode controlar as decisões (e indecisões) do resto da humanidade. Mas, embora você não possa controlar resultados, você pode controlar tendências. Isto é, pode tomar uma série de decisões integradas que, juntas, potencializam suas chances de obter os resultados desejados em sua vida. Resultados não são controláveis, mas tendências são.
Agora, o paradoxo: para controlar tendências, tente controlar os resultados. Eu sei que o que estou dizendo parece o oposto que disse no início, mas essa é uma situação curiosa. Para controlar as tendências, você tem que agir como se controlasse os resultados (os quais, claro, você sabe que não controla); e, quando você tenta controlar os resultados, seu foco, seu trabalho e suas ações criam tendências, que podem realmente criar os resultados desejados embora, claro, isso não seja garantido. Apenas não acredite na sorte ou no azar. Entenda que para todos os resultados existe uma causa. Crie várias causas que levem a tendência a agir em seu favor. Aconteça o que acontecer, você terá grande chance de conseguir o que busca. Como disse Ralph Waldo Emerson "Os tolos acreditam em sorte. Os fortes, em causa e efeito”.
Por Welyton Esteves

Pode parecer falta de criatividade iniciar um blog com um texto alheio, mas é que ele retrata exatamente um momento ou uma passagem da minha biografia que está sendo escrita com caneta Mont Blanc.
Como dizem que uma imagem pode valer mais do que mil palavras, um CTRL+C e CTRL+V pode valer mais do que mil postagens.
Como diz a letra da música "Tanta gente equivocada faz mal uso da palavra, fala e fala o tempo todo mas não tem nada a dizer."

Tenham uma ótima semana e que da próxima vez eu tenha pelo menos um pouco mais de disposição para escrever mais do que 10 linhas.

Um comentário:

  1. Bacana o texto. É sempre bom lembrar-nos que somos os autores de nossas vidas e os responsáveis pelos resultados. Bacaaana você por aqui. Mesmo que a toa! haha =]

    ResponderExcluir